Pular para o conteúdo principal

Sobre como vencer um tornado [as engrenagens]

Ontem estive pesquisando o clima de Edmonton. Precisava a confirmação de que meu homem realmente abriu as janelas de seu Volvo XC90 em meados de setembro. Era fim de verão e o outono começaria no dia 23.

Olhando todos aqueles gráficos meteorológicos, descobri um fato interessantíssimo. No dia 31 de julho de 1987, um tornado de intensidade F4 atingiu  Edmonton. Naquela tarde algo de muito raro aconteceu. Ao contabilizar os 27 mortos e os milhões em perdas econômicas, o Canadá pode adicionar o evento no seu diário de piores desastres naturais.

O evento ficou conhecido como Sexta-Feira Negra.

Foi então que cheguei em uma informação bem específica sobre aquele dia. O tornado terminou por volta das 20:00. O prefeito Laurence Decore deu uma coletiva. Lá pelas tantas, ele disse algo, referindo-se a cidade de Edmonton, que se tornaria um slogan não oficial para os edmontonianos: “A cidade dos campeões”.

Ao acessar aquela informação histórica, vi o prefeito ficcionalmente continuar sua fala.

“Vejam, eu fiquei sabendo que um garoto nasceu no Royal Alexandra às 8:05pm. Acho que o tornado foi embora porque temia a chegada desse garoto campeão. Acho que devemos muita coisa pra esse cara”.

Eu já sabia que o meu “garoto campeão” havia nascido em 1987. Isso não poderia ser alterado por conta de alguns eventos. O que eu desconhecia era essa história toda de sexta-feira negra sendo derrotada pelo meu super-herói.

Fico imaginando uma cena em que o Edmonton Journal, ou quem sabe mesmo o expressivo The Globe and Mail, é impresso com uma chamada.

“20 anos depois: Você sabe por onde anda o Garoto Campeão?”

Eu sei e posso afirmar que nada bem.